segunda-feira, 13 de março de 2017

COISAS NOJENTAS QUE PODEM ESTAR NA ESCOVA DE DENTE

Quando você escuta o seu dentista dizendo que você deve trocar a escova de dente a cada 3 meses, isso não é frescura.
Mesmo que você tenha uma higienização da boca exemplar, existem muitas bactérias que se escondem nas cerdas da escova de dente, fungos e vírus também, e essas coisas fazem mal a nossa saúde.
Sem contar que com o tempo as cerdas da escova já não limpam mais como antes. Separamos uma lista de coisas nojentas que estão presentes em nossa escova de dente velha, acompanhe :

1. Bactérias da cárie

É muito comum encontrar na escova a bactéria de nove Streptococcus mutans.
Ela é uma das grandes responsáveis pelas cáries se proliferarem na escova, isso acontece por ser um local muito úmido e geralmente fica em local fechado, dentro de armários ou capinhas.
A flora bucal não é composta apenas por bactérias ruins, essas bactérias “boas” também colaboram com a digestão de alimentos e também contribuem com a defesa do nosso organismo.
As bactérias ruins brigam com essas que impedem a ação nociva delas, responsáveis por causar cáries, periodontites e várias outras doenças.

2. Comida

É possível encontrar também restos de comida, que da boca passam para a escova de dente e isso é um prato cheio para bactérias, tanto as da boca quanto de fora.
Ao ver restos de alimentos entre as cerdas da escova, leve-a melhor e preste bem atenção quanto a isso.

3. Bactérias fecais

Temos em nossa saliva milhões de bactérias em 1 mililitro de saliva. Com as refeições vamos ingerindo isso durante todo o tempo.
Nem queiram saber a quantidade de coliformes fecais que ingerimos dentro dessa quantidade de bactérias.Quando damos descarga no vaso sanitário, minúsculas gotículas de água voam pelo ar e junto com elas bactérias fecais que vão por todo lado, na pia, na escova de dente e por isso, essas bactérias vão parar dentro da sua boca.
Esse tipo de ato pode prejudicar e muito a saúde das pessoas da casa, principalmente se alguém estiver com diarréia. Portanto lembre-se sempre de fechar a tampa da privada ao dar a descarga.

4. Vírus

Vírus da gripe, herpes e HPV também podem estar presentes na sua escova de dente, no momento certo, quando a resistência abaixa, elas atacam o seu organismo.
Segundo pesquisas, 72% dos casos de câncer na região da cabeça, como pescoço, por exemplo, são causados pelo vírus HPV que está relacionado a câncer nesse tipo de região.
Apesar de o HPV ser transmitido sexualmente, qualquer pessoa pode ser contaminado através da escova de dente compartilhando com alguém que tem o vírus.
Já para quem tem herpes, se a pessoa estiver com feridas e escovar os dentes, o vírus pode permanecer na escova por até uma semana inteira.

5. Fungos

Existem algumas espécies de fungos que também podem ser encontradas na escova, é o caso da Candida albicans, ela causa a candidíase oral (sapinho).
É uma doença dolorosa, que causa desconforto e manchas esbranquiçadas na boca. O contágio desse fungo se dá muitas vezes através das mãos contaminadas, ou outros objetos.
As crianças quando infectadas por Cândida geralmente possuem cerca 15% de chance de o fungo estar presente na escova de dente.

Higienize sua escova de dente

Para combater e proteger a sua escova de dente dessas coisas nojentas é importante limpá-la bem e secar de forma adequada.
Depois da escovação enxague bem a escova, você pode também deixar a escova de molho por 10 minutos dentro uma solução de água com água sanitária (proporção 1/10).
Depois lave a escova novamente, seque e deixe exposto ao ar por um tempo.
A escova de dente não deve ser compartilhada nunca, ela é de uso pessoal.
Trocar a escova a cada 3 meses também é de extrema importância, assim você consegue evitar contaminação, sujeiras acumuladas por muito tempo e que ela não deixa de limpar os seus dentes de forma adequada.
Fonte : site R7.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário