sexta-feira, 31 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DA GLÂNDULA TIREÓIDE

Os hormônios tireoidianos são fundamentais no funcionamento normal de todos os órgãos, coração, pulmão, trato digestivo, cérebro, etc, além de desempenhar uma função altamente relevante na regulação do metabolismo do organismo por atuar na termogênese e no gasto calórico. Essa pequena glândula, localizada na região anterior do pescoço, é o nosso gerador de energia e é fundamental para o equilíbrio do corpo, uma vez que ela modula nossa taxa metabólica, acelerando o gasto energético e controlando a produção endógena de calor.
Chamamos de taxa metabólica basal a quantidade mínima de energia que o organismo necessita para manter suas funções biológicas em repouso e jejum, por exemplo, para bater o coração, para respirarmos, para fazer a digestão e outras. Ou seja, as funções básicas do corpo são reguladas pelos hormônios da tireoide.
Para as crianças, esses hormônios são necessários para o crescimento e desenvolvimento, assim como para o aprendizado e o rendimento escolar. Algumas podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.
As mulheres em idade fértil devem realizar essas dosagens hormonais antes de engravidar ou logo que diagnosticarem a gestação. O hormônio tem um papel importantíssimo na gravidez, não apenas favorecendo a fecundação, mas também ajudando a “segurar” o embrião no útero, evitando a prematuridade. No pós parto, a deficiência hormonal é uma das causas de depressão e deve sempre ser descartada.
As disfunções na produção glandular (hormônios T3 e T4) leva a transtornos importantes para o indivíduo. A redução dos níveis hormonais (chamado de hipotireoidismo) promove desde variações do peso corpóreo até sintomas como perda de memória, obstipação intestinal, desânimo, cansaço, retenção de líquido, dificuldade de engravidar, queda de cabelo, dores musculares e elevação dos níveis do colesterol. O indivíduo com hipotireoidismo tem uma tendência ao ganho ponderal, diminuição da termogênese e redução do gasto energético em até 50% – o chamado metabolismo lento.
Em contrapartida, os indivíduos com hipertireoidismo (elevação dos hormônios T3 e T4) têm exatamente o inverso, perda de peso, apesar do apetite aumentado, diarreia ou aumento do trânsito intestinal, taquicardia, insônia, irritabilidade, ansiedade, alterações menstruais.
A primeira ideia que pode vir em mente lendo tudo isso é em usar esse hormônio para melhorar seu organismo, como uma vitamina para aumentar o vigor e a disposição! Parece uma solução fácil e simples para muitas de nossas queixas, não? Quem não se identificou nas descrições acima?
Infelizmente, muitos desses sintomas são comuns na vida moderna, também relacionados ao excesso de trabalho e estresse do dia a dia, e só a minoria dos casos em que esses sintomas estão presentes significam um mau funcionamento da tireoide. Além disso, o uso indiscriminado e sem indicação do hormônio pode causar danos muito graves, sendo os mais comuns: arritmias, osteoporose, alteração da pressão arterial e alterações no humor.
Sendo assim, a indicação do uso de hormônios da tireoide só deve ser feita quando os valores hormonais dosados estiverem fora do limite da normalidade. Não há indicação médica para prescrição de hormônio tireoidiano em pessoas normais com intuito de perda de peso, aceleração do metabolismo ou minimizar qualquer sintoma acima mencionado.
Fonte : site veja.com



quinta-feira, 30 de março de 2017

O RISCO DO EXCESSO DE VIDEOGAME



A televisão e o computador não ocasionam nenhum problema ocular, assim como a leitura ou qualquer outra atividade visual com detalhes. Porém, um estudo feito por Queiroz Neto com 1,2 mil pacientes demonstra que após duas horas de uso ininterrupto do computador 75%, ou seja, 900 pacientes se queixaram de dor de cabeça, olho seco e visão turva que caracterizam a fadiga visual ou CVS (Computer Vision Syndrome). Desses 900 pacientes, 320 eram crianças com idade entre 9 e 13 anos. Entre estas crianças, 96 (30%) apresentaram miopia transitória.
O especialista explica que a miopia transitória é a dificuldade para enxergar de longe por conta de um turvamento da visão que pode durar meses ou tornar-se um mal permanente caso os hábitos não sejam modificados. 
A criança com miopia transitória se sente bem em frente ao computador, observa, mas como não vê longe muitas vezes tem queda no rendimento escolar e os pais só percebem uns meses mais tarde.
As dicas de Queiroz Neto para reduzir a fadiga visual ou CVS são:
O monitor deve ficar 10° a 20° abaixo do nível dos olhos. A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 cm.
O monitor não deve ficar de frente para a janela pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.
Evite excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.
Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade. Mantenha a tela do monitor sempre limpa. A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador.
Lembre-se de
 piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.

Fonte : site mundo mulher.com.br

quarta-feira, 29 de março de 2017

VOCÊ TEM MEDO ????

Medo é algo que todos nós já sentimos ou ainda vamos sentir na vida. Pode acontecer em qualquer idade e sem que muitos percebem como se deu início. Independente disso, o melhor é saber que existe cura.
A psicologia se ocupa há anos para estudar e tratar os tipos de medo. O medo tem ligação com a ansiedade e consequentemente com estresse, isso porque a pessoa passa a ficar ansiosa para evitar o contato com o objeto fóbico.
Existem muitos tipos de medo e os mais comuns são os medos de:
- Ficar doente; Morrer; Falar em público; Altura; Água; Voar; Sangue; Escuro; Lugar fechado
Quem sente medo tem a mente em estado de alerta, gerando estresse pelo excesso de energia usado para se proteger, muitas vezes, de algo imaginário e irreal.
Como o medo patológico age?
Todos nós temos o livre arbítrio para agir, tomar uma decisão, fazer uma escolha. Porém, a mente pode interpretar uma situação normal como sendo um problema maior, gerando medo e apreensão para a tomada de decisões. É como se fosse uma "alergia", onde o problema em si não está no produto ou alimento que causa o mal estar, mas como o corpo reage e interage com isso.
O corpo entende que tem algo nocivo e ativa todos os sistemas de alerta e alarme interno. Ou seja, algo normal passa a ser codificado como maléfico. E no medo, seria basicamente a mesma coisa: algo "normal" é codificado pela mente como nocivo e maléfico.
Qualquer medo pode ser tratado e, com persistência, curado. Um pouco de tempo e investimento para aprender a se libertar do que que lhe causa insegurança pode ser fundamental. Não há um ou outro tipo de medo que é mais ou menos difícil de ser tratado.
Tratamento para os tipos de medo
O tratamento para diversos tipos de medo deve ser sempre adequado para cada pessoa. Algumas viveram situações traumáticas, outras tiveram uma grande apreensão sobre o tema. O melhor resultado vem do respeito pelo indivíduo ao lidar com o que lhe faz mal.
Técnicas de hipnose, dessensibilização e novo código da programação neurolinguística são excelentes para a cura do medo. A pessoa fóbica é convidada a vivenciar dentro do seu limite aquilo que faz mal, sem angústia e dor.
Não é aconselhável expor quem tem medo ao sofrimento direto sem proteção. Esse tipo de ação pode causar danos e descontrole emocional.
Ter medo pode ser saudável?
O medo excessivo e fantasioso faz mal por nos impedir de agir. Já o medo adequado (de proteção real), nos faz bem, pois nos dá o rumo satisfatório para o bem viver.
Esse medo  que protege, o medo real (e não apenas sentido e fantasiado como real), ajuda a pessoa a se livrar de problemas. Os medos reais estão associados e ligados diretamente a situações que possam realmente oferecer algum tipo de risco concreto a pessoa, como dor, perda, mal estar e sofrimento. Esses tipos de medo são bem vindos, pois servem como soldados batalhando pelo nosso bem estar e proteção. Afastar-se do perigo pode, inclusive, garantir a vida.
Fonte : site estilodevida.com.br



terça-feira, 28 de março de 2017

MUITA FOME ?? CUIDADO COM ESTES ALIMENTOS

Esteve com tanto trabalho durante o dia que passou várias horas sem comer e agora está com uma fome daquelas? Apesar de não ser ideal passar mais do que três a quatro horas sem comer, é possível remediar a situação, desde que não faça as escolhas erradas.
Comer a primeira coisa que aparece na frente quando está com fome é um grande erro. Existem  comidas e bebidas que não só podem lhe deixar com fome rapidamente como ainda podem agravar a fome que está sentindo, ou até irritar o seu estômago quando este se encontra vazio. São esses os alimentos e bebidas que nunca deve ingerir quando está com fome:
Batata frita. Além de não ser nada saudável, nem nutritiva, a batata frita só vão saciar a fome de salgados e o corpo vai pedir mais, especialmente doces, para conseguir a glicose necessária para ter energia.
Suco de laranja. Se a ideia é saciar a fome, é preferível comer laranja do que beber o seu suco, pois os carboidratos líquidos são menos saciantes do que os sólidos. Além disso, no suco perderá toda a fibra da fruta, que promove a saciedade através da digestão lenta dos açúcares simples. E mais, como o suco de laranja é ácido pode provocar azia.
Comidas apimentadas. Quando está de estômago vazio, não é boa ideia ingerir comidas com pimenta, pois podem irritar o estômago.
Café. O café faz com que o estômago produza ainda mais ácido, aumentando a inflamação e resultando em sintomas como barriga inchada, desconforto e náuseas.
Bolachas de arroz. Sendo um lanche de carboidratos simples, não contribuirá para a saciedade e fará com que o açúcar no sangue aumente muito rápido e volte a cair, agravando a sensação de fome.
Queijo. Em grade parte dos casos, você sente fome porque o corpo tem os níveis de açúcar baixos e precisa de energia. A melhor forma de suprimir essa necessidade é consumir algo com carboidrato, de preferência complexo, mas que também contenha fibra e proteína para manter os níveis de energia estáveis por mais tempo. O queijo não só não tem carbos como contém compostos de proteína que combinados com a grande quantidade de sódio, vão lhe fazer querer comer mais.

Chiclete. Muitas pessoas mascam chiclete para tentar esquecer a fome, mas infelizmente este truque não funciona e só tende a agravá-la. O ato de mastigar faz com que o corpo ‘pense’ que o estômago está prestes a receber comida, mas quando a comida não chega o estômago começa a ‘roncar’ e contorcer-se, provocando dor e fazendo com que seja impossível esquecer que tem de comer.
Fonte : site msn.com.br

segunda-feira, 27 de março de 2017

SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO

Manter o corpo hidratado é essencial para que ele funcione corretamente. A falta de água tem repercussões generalizadas na saúde, de acordo com o médico e fisioterapeuta, Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten". Em casos graves de desidratação, o corpo pode perder a consciência, haver falência dos órgãos e até levar à morte. Para evitar que o estado de desidratação se agrave, o ideal é beber muita água ao longo do dia, juntamente com bebidas como chás e sucos, e ingerir frutas e verduras com água.
Dentre as causas mais comuns de desidratação (perda excessiva de água ou pouca ingestão), estão: exercício vigoroso, exposição ao calor, vômitos e diarreia, náuseas, queimaduras ou infecções da pele, diabetes e febre. O médico salienta que existem 10 sinais corporais muito comuns quando ocorre a desidratação. Conheça:
1. Sede
2. Alterações na cor ou quantidade de urina (a cor ideal é amarelo pálido)
3. Fadiga ou sonolência
4. Dores de cabeça
5. Alterações na elasticidade da pele
6. Cãibras musculares
7. Diminuição da pressão arterial
8. Frequência cardíaca rápida ou palpitações cardíacas
9. Irritabilidade ou confusão
10. Complicações graves e falência dos órgãos
Fonte : site estilodevida.com.br




domingo, 26 de março de 2017

BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

O aumento cada vez mais significativo no consumo do vinagre de maçã pode ser facilmente explicado por seus diversos benefícios para a saúde e para o processo de emagrecimento. Entenda por que o alimento é considerado por muitos um santo remédio natural, como ele ajuda na dieta e que você precisa saber antes de começar a tomar:

Vinagre de maçã combate diabetes :
O alimento é um aliado no tratamento de diabetes e obesidade por reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar o processo de digestão ao estimular a produção de enzimas que atuam na quebra e extração de nutrientes de tudo o que ingerimos.

Vinagre de maçã evita inchaço :
Por suas propriedades diuréticas, o vinagre de maçã ajuda na eliminação de toxinas do organismo, fazendo uma verdadeira faxina no corpo. Além disso, o alimento é conhecido por proteger o fígado, combater os radicais livres que geram o envelhecimento precoce, reduzir inflamações e prevenir câimbras e problemas nas articulações.

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer :
Além de melhorar a digestão, outro motivo pelo qual o vinagre de maçã é considerado aliado da dieta é por sua capacidade de dissolver gorduras. Somado a isso, o alimento ainda evita a retenção de líquidos que normalmente aumenta o peso corporal e é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo para uma queima maior de calorias.

O que saber antes de consumir vinagre de maçã:
Ao escolher o vinagre de maçã ideal, evite os de aparência clara demais e dê preferência aos orgânicos, que, mais escuros, não são processados ou refinados. Para emagrecer, o ideal é consumir o alimento em jejum, pois assim é melhor absorvido pelo organismo.
Dilua 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em água para beber 15 minutos antes das principais refeições ou use o alimento em pratos do dia a dia, como no tempero de saladas, para acompanhar sopas ou até na adição em sucos. shakes e smoothies.
Apesar de ser um complemento natural, o vinagre de maçã não pode ser considerado milagroso e não produzirá efeitos sem alimentação balanceada e prática de exercícios.

Além disso, vale saber que o consumo excessivo do alimento pode danificar os esmaltes dos dentes e trazer desconforto para quem sofre de refluxo ou problemas gástricos. Buscar orientação de um nutricionista, portanto, é essencial para iniciar o consumo corretamente.
Fonte : site msn.com.br

sábado, 25 de março de 2017

UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA

Sabe qual é a melhor definição de esperança? Esperar com fé! Esperar que os sonhos se realizem, apesar dos contratempos, esperar com paciência, mas não esperar parado!

A esperança é o que nos faz, em meio a tempestade, abrir o nosso guarda-chuva colorido! A esperança é ver apenas pequenos pontos de luz na escuridão, mas deixar-se iluminar por completo. A esperança é ter forças para tentar outra vez, mesmo quando o mundo lhe diz para desistir. 

Ter esperança é ter a coragem de criar expectativas positivas. É pensar que sempre haverá uma saída, é saber que não há mal que dure para sempre. Quem tem esperança, sabe que a qualquer momento coisas boas podem acontecer. É o impossível se torna possível, porque somente no coração em que há esperança acontecem milagres.

Manter a esperança viva é a maior prova de força que uma pessoa pode dar a si mesmo.

Fonte : site mundomensagens.com

sexta-feira, 24 de março de 2017

ALIMENTOS QUE AJUDAM A DESINCHAR

 Quando você se sente "apertada" em seus jeans , não se desespere, não perca a cabeça. Existem alimentos que ajudam a eliminar o inchaço e tornar mais leves as refeições. Você vai conhecer alguns deles e utilizá-los para eliminar a inchação e recuperar sua forma.
Estes alimentos, além destas, têm muitas outras vantagens como trazer vitaminas, minerais e complementos para uma alimentação saudável e rica em nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

O COCO

Ele é rico em fibras, o que vai lhe saciar a fim de não abusar das refeições.


AS AZEITONAS

Também ricas em fibras, elas virão também preencher seu estômago. Atenção apenas às marcas muito salgadas, pois neste caso o efeito será pior. Aliás esta observação vale para todos os alimentos em conserva. Procure utilizar, por exemplo, os legumes cozidos no vapor, sem conservantes e muito sal.


OS MARACUJÁS

Graças às suas sementes e sua polpa, você não terá mais fome depois da sobremesa.


OS FIGOS

É preferível os figos secos aos naturais pois você terá mais fibras , o que vai certamente saciar mais sua fome.


AS BATATAS

Se você tiver medo de ter ainda fome e se servir de novo, pegue batatas. Com elas, você não terá problema!


O PÃO INTEGRAL

Prefira o pão integral e de muitos grãos ao pão branco, pois ele possui um teor superior em fibras, tudo aquilo de que você tem necessidade.


O ABACATE

Com ele também, complete o teor de fibras que precisa com um estômago cheio para a refeição. Seu jeans ficará contente.


A BANANA

Uma das frutas que você pode contar no caso de uma fominha pois ela é muito saciante.

Fonte : site msn.com.br





quinta-feira, 23 de março de 2017

AFINAL, DE QUE É FEITO AS SALSICHAS ????


Salsicha Viena, Frankfurt, Tipo Viena, Tipo Frankfurt, de Carne de Ave, de Peru. Há pelo menos seis variações do produto no mercado brasileiro. E embora o imaginário comum atribua à composição do alimento uma série sem fim de ingredientes dos mais bizarros aos mais repugnantes – principalmente depois da Operação Carne Fraca – a verdade é que existe uma receita básica e regular aprovada por órgãos competentes. Cada versão é composta por alguma matéria-prima e técnicas de fabricação diferentes. Basicamente, a salsicha pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango. A matéria prima usada para diferenciá-la será decidida pelo fabricante, de acordo com o tipo de produto que deseja oferecer a seus clientes.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) classifica a salsicha como sendo um “produto cárneo industrializado, obtido da emulsão de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, adicionados de ingredientes, embutido em envoltório natural, ou artificial ou por processo de extrusão, e submetido a um processo térmico adequado”. A emulsão nada mais é do que uma mistura de carne com a umidade de sua gordura – ou uma gordura extra, utilizada no caso de uma carne magra.
De acordo com Andrea Carla da Silva Barretto, professora de tecnologia de carnes da UNESP, para a fabricação da salsicha não há diferenciação de nobreza da carne, como quando o consumidor opta por um determinado tipo ‘de primeira’ ou ‘de segunda’, no açougue. “Para a indústria, carne é considerada matéria prima. Avaliamos apenas quantidade de proteína e de que tipo ela é e a quantidade de gordura”, explica.
Andrea explica que a gordura é um dos ingredientes para proporcionar maciez e sabor ao produto. “Ela ajuda no processo de emulsão e é responsável pela textura final e desejável da salsicha.”
Que tipo de carne?
Aparas da desossa ou simplesmente recorte é o que sobra dos cortes que vão para os supermercados e açougues. Esse recorte, muitas vezes, é a matéria-prima para a produção da salsicha. Apesar do nome, não significa que essa carne seja desvalorizada ou de qualidade inferior. “Proteína animal é extremamente cara então deve ser aproveitada ao máximo. Em vez de descartar, ainda mais em uma crise de fome em que vivemos, você reaproveita”, explica a professora titular de engenharia de alimentos da Universidade Federal de Viçosa (MG) Regina Mendonça.
Apesar de não ser de qualidade inferior, ela provavelmente será um pouco mais dura, de acordo com o professor de tecnologia de carne do Departamento de Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga Marco Antonio Trindade. “Se a salsicha for de carne bovina, ela provavelmente será de carnes da parte dianteira do animal, como acémpaletapescoçomúsculo ou papada. As carnes dianteiras costumam ser mais duras pela falta de colágeno.”
Quando a salsicha é de carne de frango, por exemplo, é muito comum ela ser produzida a partir de carne mecanicamente separada (CMS), uma matéria prima “muito bem vinda, rica em proteína mineral e de preço bom”, conta Andrea, professora da UNESP. A CMS é “a carne obtida por processo mecânico de moagem e separação de ossos de animais de açougue, destinada à elaboração de produtos cárneos específicos”, de acordo com o MAPA.
“Como costuma ser, em sua maioria, matéria-prima do frango, a CMS pode ser extraída do dorso ou do pescoço do frango. Esses dois são colocados na desossa mecânica e, por pressão, é extraída a carne. A indústria tem a opção de usá-la em outro produto, respeitando o regulamento”, explica Andrea.
Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Salsicha, publicado em 2000 pelo MAPA, permite que a salsicha seja composta de até 60% de CMS. O regulamento, além de trazer a definição de cada alimento, classifica a quantidade mínima de proteína que cada um deve ter em sua composição, bem como a quantidade máxima de gordura.

“Todos os limites são estipulados. Para cada produto a base de carne, tem um regulamento técnico que precisa ser obedecido, até para que a concorrência seja fiel. Tudo é muito bem estabelecido e a legislação é muito clara”, conta Andrea, professora da UNESP.
Fonte : site Veja.com

quarta-feira, 22 de março de 2017

ALIMENTOS SAUDÁVEIS NO "RÓTULO "

Não deixa de ser um baile de máscaras: muitas vezes o produto real, aquele que está por trás de todos os enfeites da embalagem, é muito similar aos seus homólogos e, muito provavelmente, exagerou suas vantagens e escondeu seus defeitos até o limite do legal (ou, em muitos casos, até o vazio legal).
Já que falar de todos os truques usados para nos convencer diante das prateleiras daria para um ano inteiro de artigos, vamos dar uma olhada em apenas quatro produtos mais comuns que tentam nos vender como muito saudáveis:

Iogurtes desnatados :
O que dizem? Os iogurtes desnatados de uma infinidade de sabores e com os ingredientes mais exóticos que se pode imaginar dominam as geladeiras dos supermercados. São vendidos como uma opção mais saudável que a versão integral por seu menor teor calórico e a ausência de gorduras.

Qual é a realidade? Muitos iogurtes desnatados levam açúcar, e não em pouca quantidade. Além disso, sabemos que a gordura láctea não deveria ser uma grande preocupação, menos ainda na quantidade contida em um iogurte. Consumir laticínios integrais contribui para a saciedade. Deveríamos priorizar o “sem açúcar” sobre o “desnatado”.

A melhor escolha: o iogurte natural simples.

Bolos e biscoitos sem açúcar :
O que dizem? Diante da pressão dos últimos tempos sobre o consumo de açúcar e seu elevado teor em muitos produtos processados, as marcas optaram por solucionar o problema a golpes de adoçante, o que lhes permite escrever um “sem adição de açúcar” na embalagem e, assim, revestir o produto de uma aura saudável.

Qual é a realidade? Continuam sendo produtos fabricados com ingredientes pouco recomendáveis (farinhas refinadas e gorduras de má qualidade), que tomam o lugar de alimentos saudáveis como as frutas frescas ou desidratadas, castanhas e pães integrais. Além disso, os adoçantes, por serem acalóricos, não são inócuos. Sabemos que afetam de maneira negativa nossa microbiota e contribuem para manter elevado o nível de doçura a que estamos tão (mal) acostumados.

A melhor escolha: esqueça os biscoitos e a confeitaria, dê preferência a uma torrada de pão integral de qualidade.

Presuntos magros :
O que dizem? Peito de peru é apresentado como o suprassumo do café da manhã ou lanche fitness. É vendido como algo fácil de comer, leve e saudável.

Qual é a realidade? Muitos presuntos têm um teor de carne muito baixo, inferior a 70%. O restante é fécula, amidos, açúcares, aditivos e água. Não são produtos de qualidade e, além disso, entram na classificação de carnes processadas cujo consumo a OMS recomenda reduzir.

A melhor escolha: A carne natural, não processada. Um peito de frango ou de peru na chapa ou ao forno pode ser fatiado, guardado na geladeira e consumido frio substituindo os presuntos.

Cereais para cuidar da silhueta :
O que dizem? São cereais matinais, muito voltados para o público feminino, que prometem ajudar a “cuidar da silhueta” ou até mesmo perder peso.

Qual é a realidade? Assim como a maioria dos cereais matinais, são ricos em açúcar. Costumam ter em torno de 15% a 20% de açúcar e apenas uma parte de cereais integrais. Marcas conhecidas muito mais baratas e que não são vendidas com esses anúncios publicitários, como os Corn Flakes, têm cerca de 8% de açúcar.

A melhor escolha: Os cereais integrais sem açúcar como os flocos de aveia, o arroz integral ou cereais em flocos torrados sem açúcar.

Antes de terminar,  lembra-se que as frutas frescas, castanhas e frutas desidratadas sempre são opções ganhadoras, apesar de não terem embalagens vistosas explicando suas virtudes, nem serem protagonistas de inspiradores anúncios publicitários. E que, como opção proteica, os ovos, o hummus e o tofu podem alternar-se perfeitamente com a carne e substituir os presuntos como uma opção muito melhor.
Em resumo, dê preferência a matérias-primas ou produtos pouco processados: alimentos que não precisem de etiqueta, nem de embalagem, nem de lista de ingredientes.
Fonte : site msn.com



terça-feira, 21 de março de 2017

SINAIS IGNORADOS QUE ANTECEDEM UM INFARTO

Você conhece os sinais que antecedem um infarto? Um estudo médico realizado pelo Imperial College de Londres, na Inglaterra, descobriu que, entre 2006 e 2010, 16% das pessoas que morreram devido a ataques cardíacos haviam sido internadas nos 28 dias anteriores. De acordo com informações da BBC Brasil, a pesquisa, publicada recentemente na revista científica The Lancet, mostrou que sintomas como desmaio, falta de ar e dor no peito foram observadas até um mês antes da morte em alguns dos casos analisados. 
Os pesquisadores analisaram registros hospitalares de 135.950 pessoas com mortes por infarto no Reino Unido durante quatro anos. Desses pacientes, 21.677 não tiveram seus sintomas cardíacos identificados durante a internação. “Médicos são muito bons em tratar ataques cardíacos quando eles são a principal causa, mas não tratamos muito bem ataques secundários ou sinais sutis que podem apontar para um infarto que termine em morte num futuro próximo”, explica Perviz Asaria, médico e principal autor do estudo.
Isso chama atenção para um possível descuido dos médicos, de acordo com Jeremy Pearson, diretor médico do Instituto Britânico do Coração. “Essa falha na detecção de sinais de alerta é preocupante. E esses resultados devem levar os médicos a serem mais vigilantes, reduzindo a chance dos sintomas se perderem e, em última análise, a salvar mais vidas.”

Sintomas do infarto :
Nem sempre a dor no peito é o sintoma mais percebido em casos de ataque cardíaco, principalmente entre mulheres, idosos e diabéticos. Podem ser percebidas dores em outras partes do corpo, como o braço – na maioria das vezes, o esquerdo – mandíbula, pescoço, costas e abdômen. Outros sintomas comuns do infarto são:

·        Transpiração
·        Falta de ar
·        Tosse ou chiado
·        Sensação de tontura

·        Ansiedade

Fonte : site Veja.com