domingo, 18 de setembro de 2016

SOBRE A INSÔNIA - PARTE II

CONTINUAÇÃO ....
 

Como dormir bem?

Relaxar a mente é fundamental para ter uma noite tranqüila, porém as pessoas que sofrem de insônia não sabem como conseguir isso. A meditação pode ser uma excelente opção para alcançar esse objetivo. Existem diversas formas e técnicas de meditação para ajudar a pessoa a relaxar e deixar a mente mais tranquila, conseguindo assim uma ótima noite de sono. Veja a seguir algumas dicas para melhorar a qualidade do sono.
1. Na hora de dormir evite ficar pensando nos problemas ou fazer atividades que tiram o sono, por exemplo, ficar no computador ou assistir um programa interessante na televisão. Nessa hora você deve estar calmo e relaxado.
2. Evite tomar bebidas com cafeínas ou bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes de dormir.
3. Procure fazer uma refeição leve durante a noite, evitando comer carne vermelha, frituras e gorduras. De preferência para as frutas, iogurte e leite.
4. Na hora de dormir reserve esse tempo para você. Tome um banho quentinho, escove os dentes, cuide da pele, do corpo e coloque um pijama.
5. Ter um dia bastante agitado ajuda a relaxar durante a noite, por isso, pratique atividades físicas ou caminhadas.
6. Deite-se na cama e feche os olhos, inspire-se lentamente pelo nariz e expire profundamente soltando o ar pela boca. Durante cada respiração, sinta o ar entrando no nariz e saindo pela boca. Repita a inspiração e expiração várias vezes.

Tratamentos para a Insônia

Sentir dificuldades para dormir uma ou outra vez é normal. Mas, se não conseguir dormir tranquilamente todos os dias, mesmo obedecendo às orientações, então é hora de procurar um profissional para ele diagnosticar um tratamento para você.
O tratamento para insônia é dividido em não farmacológico e farmacológico. Na primeira fase é indicada uma terapia comportamental. Já na segunda fase é introduzida a administração do remédio, é o que chamamos de farmacológico. Nessa etapa entram os hipnóticos, antidepressivos e tranqüilizantes.
O tratamento mais recomendado para a insônia é a mudança do seu pensamento. Procure tratar a insônia propriamente dita como um fator secundário e tentar descobrir quais fatores estão causando a insônia, estresse, ansiedade, problemas, enfim… Observe e trate o problema real.

Ronco e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

A apnéia é conhecida por ser um fechamento repetitivo da passagem do ar pela garganta enquanto a pessoa esta dormindo. Durante o sono, a pessoa poderá ter pequenos despertares que podem acabar interrompendo o sono, prejudicando o seu descanso. Na maioria das vezes, as pessoas que sofrem com apnéia contam com o sintoma do ronco e vice-versa.
O ronco é caracterizado pela dificuldade da passagem de ar, na maioria dos casos é mais frequente nos homens, devido a fatores hormonais. No entanto, as mulheres também podem sofrer desse mal, tanto que após a menopausa a incidência também cresce entre o público feminino.
O ronco e a apnéia do sono fazem com que as pessoas que sofrem desse problema acordem com a sensação de não ter descansado durante toda a noite, causando fadiga, falta de concentração e atenção, sonolência durante o dia e aumento da pressão arterial, entre muitos outros sintomas
O tratamento para a apnéia e ronco envolvem algumas possibilidades, dependendo das causas do ronco e da apnéia. Entre os tratamentos mais freqüentes podemos citar a cirurgia e o uso de respiradores artificiais. Confira dicas de como minimizar os efeitos desses problemas do sono:
·        Procure adotar um estilo de vida esportivo e realizar atividades físicas diárias para tonificar os músculos e, consequentemente abaixar o peso.
·        Evite tomar os chamados  “tranquilizantes”, as pílulas para dormir e os anti-histamínicos antes de dormir.
·        Evite consumir bebidas alcoólicas por aproximadamente 4 horas antes de dormir e as comidas pesadas por até 3 horas antes de se deitar.
·        Evite dormir muito tarde ou se deitar muito cansado. Programe melhor as suas atividades de trabalho para evitar sobrecarga no final do dia.
·        Dormir de lado em vez de dormir de costas pode ser uma excelente opção para contribuir com uma boa noite de sono.
Enfim, esperamos que essas dicas tenham contribuindo para você conseguir ter uma noite de sono tranquila e relaxada!
Fonte : Site nadafragil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário