domingo, 11 de setembro de 2016

CONHEÇA MELHOR O CÉREBRO - PARTE III


CONTINUAÇÃO DE ONTEM

31. Há uma teoria amplamente aceita de que bocejar ajuda a esfriar o cérebro.
32. Durante o sono, os resíduos no interior do cérebro são movidos para o fluido espinhal e distribuídos para outras partes do corpo, onde são eliminados.
33. A região do cérebro que controla o vômito, a área postrema, é a única imune à barreira hematoencefálica, estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central, permitindo que o cérebro detecte substâncias nocivas presentes no sangue.
34. A barreira hematoencefálica protege contra lesões e doenças bloqueando a entrada de partículas no cérebro, mas também faz com que seja difícil detectar problemas neurológicos.
35. Nos primeiros anos de vida, de 700 a 1.000 novas conexões entre os neurônios se formam a cada segundo.
36. Baseados em estudos de imagens, neurocientistas afirmam que o cérebro não está completamente maduro até os 25 anos.
37. A amígdala, parte que processa as emoções, também é responsável pela reação de “luta ou fuga” a um estímulo ameaçador.
38. O lobo frontal lida com uma série de funções para a tomada de decisões. Os lobos parietal e temporal processam novas informações sensoriais.
39. O cerebelo coordena os movimentos.
40. Extroversão, curiosidade e otimismo são características regidas por regiões do lado direito do seu cérebro.
41. Embora pareça algo muito difícil de acreditar, é possível sobreviver com apenas metade do cérebro.
42. Estamos 50 anos atrasados na compreensão de como o cérebro funciona em comparação com os outros órgãos. É por isso que a GE está trabalhando para melhor mapear as conexões dentro de sua mente com seus equipamentos de diagnóstico por imagem!
43. Pesquisas mostram que quando uma pessoa que está apaixonada é colocada em um aparelho de ressonância e vê uma imagem da pessoa amada, áreas profundas do cérebro acendem.
44. O riso é um fenômeno unicamente humano (não, hienas não riem porque acham graça de algo), que começa a partir dos quatro meses de idade.
45. Kashmea Wahi, uma estudante de 11 anos do Reino Unido, obteve o resultado máximo em um teste de QI destinado a adultos, somando 162 pontos. Isso a coloca dois pontos acima de gênios como Stephen Hawking e Albert Einstein.
Fonte : Site revista Galileu





Nenhum comentário:

Postar um comentário