sexta-feira, 16 de setembro de 2016

APRENDENDO A DIZER NÃO

Por que algumas pessoas não conseguem negar nada?

A principal razão para alguém sentir dificuldades em dizer “não” é autoestima baixa. Nestas condições, a pessoa sente que precisa agradar os outros a qualquer custo. É como se tivesse um medo inconsciente de que ao dizer não, a pessoa sinta-se ofendida e fique magoada com ela.
Outra razão que está relacionada à autoestima é simplesmente o fato de que dizer “sim” para tudo está culturalmente associado a ser uma pessoa boazinha. Quando negamos algo para alguém que não sabe ouvir um “não”, logo somos taxadas de malvadas. Essa situação contrária gera um sentimento de culpa em quem costuma dizer sim para tudo.

Sentimento de mãe: Mulheres protetoras têm o hábito de achar que os outros (não só os filhos) precisam da sua ajuda sempre, e que são incapazes de resolver seus problemas sozinhos. Além de se sentirem culpadas por negarem algo, elas tendem a sentir muita pena da pessoa, por isso não conseguem dizer não.

Quais as consequências de dizer “sim” quando se quer dizer “não”?

Em primeiro lugar, dizer “sim” quando é preciso dizer “não” é prejudicial tanto para quem diz, como para quem ouve. Se você não pode assumir a responsabilidade de algo (como os exemplos citados no início deste artigo), não tem sentido fazê-lo com sacrifícios, até porque muitas vezes isso implica em prejuízos financeiros, sobrecarga física e emocional.
Já quem está acostumado a ouvir “sim” o tempo todo, também pode sofrer prejuízos. A diferença é que eles não afetam o bolso, e podem ser a longo prazo.
Filhos mimados, colegas e amigos folgados e pessoas aproveitadoras não são bem vistas por ninguém. Quem quer ter uma pessoa assim por perto? Dizer sim para elas é o mesmo que incentivá-las a viverem dessa forma.
Isso não significa que você deve dizer não para tudo e todos. Diga sim quando realmente puder atender ao pedido. É verdade que em alguns momentos precisamos fazer pequenos sacrifícios em favor dos outros, mas até para isso é preciso ter bom senso. Vale a pena se sacrificar sempre? É claro que não.
Fonte : Site nadafragil.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário