sexta-feira, 30 de junho de 2017

CUIDADO COM AS BATATAS FRITAS

Quantas vezes por semana você consome batata frita? De acordo com estudo publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, quem as come mais de duas vezes por semana corre um risco de morrer duas vezes maior do que aqueles que consomem menor quantidade do alimento.
É preciso ressaltar que isso não significa que a batata frita pode matar. Os pesquisadores apenas demonstraram que o consumo frequente do alimento pode estar relacionado à má qualidade da alimentação em geral. 
 “A batata frita é um alimento que fornece muitas calorias, sódio e, algumas vezes, gordura trans e poucos nutrientes”, disse a nutricionista Jessica Cording, A especialista explicou ainda que outros fatores podem ter indicado esses resultados, como a quantidade de batatas fritas que a pessoa consumia e como era sua alimentação diária.

Alimentação
Comer algumas batatas junto com uma salada, por exemplo, tem efeitos diferentes se comparado a uma refeição composta por grandes porções de batatas fritas acompanhada de um hambúrguer.
“Parece que as pessoas que consumiram batatas fritas pelo menos duas vezes por semana eram mais propensas a ter uma alimentação pouco saudável“, explicou ao Daily Mail Beth Warren, especialista em dieta e nutrição. Ela sugere que os participantes que faleceram ao final do estudo não morreram apenas por conta das fritas, mas porque comiam mal em geral.

Alternativa
Para Jessica, as pessoas não precisam evitar as batatas fritas completamente, elas podem ser apreciadas de vez em quando, uma vez por mês, por exemplo, desde que a pessoa siga um estilo de vida saudável, alimentando-se bem e praticando exercícios regularmente.

Uma boa alternativa à batata frita é prepará-las em casa, assadas ao forno. As batatas, mesmo as doces, podem ser feitas cortando-as em rodelas e temperando-as com azeite e um pouco de sal. Depois é só levá-las ao forno até ficarem douradas e crocantes.
Fonte : site veja.com

quinta-feira, 29 de junho de 2017

APENAS UMA ATIVIDADE FISICA JÁ MELHORA SEU BEM ESTAR

Não é novidade que praticar atividade física regularmente melhora o humor, reduz o stress e o risco de depressão. Há tempos, corredores se vangloriam do “bem-estar” após a corrida, relatando sentimentos de euforia e menos ansiedade. Agora, um novo estudo acaba de mostrar que um treino um pouco mais intenso já é o suficiente para alcançar esses benefícios, segundo informações do tabloide britânico on-line Daily Mail.
De acordo com pesquisadores de neurociência da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos,  apenas uma seção de atividade física já é capaz de causar alterações neurológicas que melhoram até mesmo funções cognitivas, como a resolução de problemas e a capacidade de memória.
“A prática de exercícios tem sido utilizada para ajudar a tratar inúmeros problemas, desde deficiências cognitivas do envelhecimento natural e Alzheimer até deficiências motoras do Parkinson e estados de humor na depressão. Nossa revisão destaca os mecanismos e caminhos neurais pelo qual o exercício pode produzir esses efeitos clinicamente relevantes.”, disse Wendy Suzuki, autora da pesquisa, ao Daily Mail.

Reações químicas

Os efeitos comportamentais mais consistentes do exercício a curto prazo são a melhora do humor, das funções cognitivas e diminuição dos níveis de stress, de acordo com os pesquisadores. Eles também observaram que depois de um exercício, o cérebro é ativado em múltiplas áreas, devido a liberação de dopamina, serotonina, epinefrina e noradrenalina, responsáveis pelo humor e redução do stress.
Essas substâncias químicas funcionam como um antidepressivo natural, oferecendo ao corpo um sentimento positivo de euforia. Por conta delas, a atividade física faz as pessoas se sentirem melhores e diminui o risco de depressão, como já observado em estudos anteriores. A prática regular de exercícios físicos mostrou reduzir quase pela metade o risco do problema.

O importante é se mexer

Em um estudo anterior, cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, revelaram que exercícios físicos leves, o equivalente a uma caminhada, também trazem benefícios. Os resultados mostraram que pessoas que participam de atividades de baixa intensidade são mais propensas a reportarem sentimentos de bem-estar.

Segundo o estudo, sair para caminhar pode impactar a saúde mental de uma forma mais positiva do que exercícios mais rigorosos, por exemplo. Enquanto isso, as pessoas sedentárias tiveram o pior nível de bem-estar subjetivo, definido com base nas avaliações positivas e negativas que fizeram de suas vidas.
Fonte : site Veja.com.br

quarta-feira, 28 de junho de 2017

10 COISAS PARA JAMAIS FAZER NUM AVIÃO

Quem nunca sofreu com um vizinho sem noção no avião? Ou com um bêbado que deu show durante a madrugada? Ou que entrou no banheiro e deu meia volta assim que viu o estado do mesmo?
Mas como sempre tem alguém que se faz de desentendido, aqui vai uma lista com dez coisas que jamais devem ser feitas no avião para o bem-estar e a felicidade geral da nação.
Compartilhe, marque os amigos (e os não tão amigos assim), divulgue. Quem sabe aos poucos a gente não vai conscientizando os sem noção?

1. Jamais recline as poltronas durante as refeições
Regra básica de convivio número um em aviões e ainda assim muita gente “esquece”. Que tal pensar no vizinho e levantar sua poltrona ao ver os comissários passarem com os carrinhos para servir as refeições? Não tem nada mais desagradável do que tentar comer naquele espacinho já restrito e ainda ter a cabeça do passageiro da frente bem na sua cara. Meia hora a mais com a poltrona levantada não vai matar ninguém.
2. Jamais tome um remédio pela primeira vez
Você é do tipo que não dorme em aviões e alguém te recomendou um remedinho tiro e queda para o próximo voo? Melhor não arriscar e experimentar qualquer tipo de medicação primeiro em casa (isso sem falar em consultar um médico antes). Já pensou se você tem uma reação alérgica? Ou sofre com algum efeito colateral? Sempre melhor prevenir do que remediar, afinal você estará preso numa aeronave a 11 mil metros de altitude…
3. Jamais beba demais
Essa serve para o seu bem estar e para o dos demais passageiros. Sim, uma tacinha de vinho pode te ajudar a relaxar e dormir melhor, mas consumir muito álcool no avião não é uma boa ideia. Para quem não sabe, um dos efeitos do excesso de álcool é a desidratação. Combine com isso a baixa umidade no avião e… pobre do seu corpo! Dizem que um drinque no ar equivale a dois em terra firme. Ou seja, atenção na sua próxima viagem! (E não esqueça de beber muito líquido, independentemente da quantidade de álcool ingerida)
4. Jamais coloque seus pés nas poltronas alheias
Quem nunca estava sentado quietinho assistindo a um filme quando de repente, não mais que de repente, surge aquele pé (fedido ou não, de meia ou não) bem no lugar de você apoiar o braço? Mantenha seus pés sempre dentro do seu espaço. Sim, eu sei que às vezes a gente tem necessidade de levantá-los em voos longos, mas tenha cuidado com os passageiros ao seu redor. É simples, basta pensar se a situação fosse inversa…

5. Jamais invada a vida alheia
Seja puxando assunto com quem quer dormir, olhando a tela do vizinho para acompanhar o filme que ele está assistindo ou lendo o jornal que ele está lendo, dê aos outros o espaço que eles precisam. Os aviões já são apertados demais para que os outros passageiros invadam o espaço pessoal dos outros. Mantenha sob controle seus cotovelos, pés (item acima), olhos e até cabelos (quem nunca pegou um rabo de cavalo da poltrona da frente atrapalhando a tela do sistema de entretenimento?).
6. Jamais fique ‘horas’ no banheiro
Eu não sei o que acontece, mas parece que as pessoas demoram quatro vezes mais tempo para usar o banheiro em aviões do que em terra firme. Não sei se elas ficam perdidas procurando o papel higiênico, o lixinho e depois o botão da descarga ou se a 11 mil metros de altura têm mais coisas para fazer… Fato é que a maioria das pessoas demora muito dentro do banheiro. Aí você, que está lá na fila pra fazer seu número um em 30 segundos começa a temer pelo que vai encontrar pela frente tamanha a demora (confesso que várias vezes já fui para o outro lado do avião com medo do que podia me esperar dentro do banheiro). Ou seja, mais uma vez lembre-se que há outros duzentos e tantos passageiros que podem querer usar o banheiro também (especialmente na “hora do rush”) e seja breve.

7. Jamais ande sem sapato
A quantidade de coisas (nojentas ou simplesmente comidas e bebidas) em que você pode pisar é inacreditável. Se você é do tipo que não consegue viajar de sapato , sempre o coloque antes de caminhar pelos corredores e principalmente ir ao banheiro. Se preferir, leve um chinelinho daqueles descartáveis que a gente ganha em hotéis ou até as meias que algumas empresas aéreas dão.

8. Jamais troque de lugar antes de as portas serem fechadas
Voo sim voo não você vê esta cena. O fulano que esqueceu de fazer o check-in online dele e teve que sentar no assento 45K levanta e vai lá para a fileira 16 como quem não quer nada. Primeiro fica circulando, como um urubu que busca alimento, só na espreita para pegar aquele lugar vazio na primeira fileira. Quando deduz que ninguém mais vai embarcar, senta, tira os cobertores, abre o fone de ouvido e, de repente, dono do lugar chega. Além da vergonha alheia, ele ainda zoou o cobertor e o fone do outro passageiro e vai embora sem pedir desculpas. Não há nada de mal em querer trocar de lugar, mas pedir a um comissário para ajudar ou esperar que as portas se fechem é o mínimo. E perguntar ao novo vizinho se ele se incomoda em te ter ao lado é de bom tom.
9. Jamais exagere na quantidade e no peso das malas de mão
É sempre aquele drama na hora de embarcar. Você vê de longe aquela fulana com quatro malas penduradas pelo corpo e sabe que não vai caber tudo no compartimento de bagagens. Dito e feito. Ela para o embarque dos demais passageiros para chamar um comissário que faça um milagre e consiga guardar toda a tralha antes que o avião decole. No final, metade das malas vai para os compartimentos da executiva, que quase sempre estão vazios e a outra metade ela meio que senta em cima e abusa do espaço do vizinho para acomodar. Não é por maldade que as empresas aéreas limitam o tamanho e o peso das malas de mão. É simplesmente uma questão de espaço. Use o bom senso na hora de fazer suas malas de mão e aquelas compras de última hora no free shop.
10. Jamais levante antes da parada completa da aeronave

Uma das coisas que mais me irritam quando viajo de avião é o pessoal que tem mania de levantar e começar a pegar as malas na primeira freada do avião, sem se dar ao trabalho de olhar pela janela e ver que ele ainda está parado no meio da pista. Além de ganhar meio segundo de vantagem na hora do desembarque, sim, porque as portas não vão se abrir antes, ainda é perigoso para ele e os passageiros que estão ao redor. Já muita gente caindo no corredor depois de uma freada mais forte do avião ou vi muita bagagem despencar em quem nada tem a ver com a pressa alheia. Pra quem não sabe, o sinal de apertar os cintos se apaga quando for seguro para levantar… respite-o!
Fonte : site veja.com


terça-feira, 27 de junho de 2017

EVITANDO CONFLITOS FAMILIARES

Casais que discutem constantemente ou que se agridem das mais variadas formas e possuem filhos, costumam deixar neles as marcas da violência, que em muitos casos são difíceis de apagar. De acordo com  especialistas em programação neurolinguística, os bebês estão mais irritados e difíceis de acalmar, as crianças mais agressivas e as mulheres incapazes de ter uma relação harmônica. Todos esses transtornos têm uma origem comum.
“Porém, quando as confrontações são frequentes ou sucedem de maneira agressiva, a maioria das crianças experimentam preocupação, tristeza ou susto, especialmente se são pequenos. Os maiores experimentam tensão e stress. Com frequência chegam a pensar que seus pais já não se amam e que irão se separar”, afirma María Enela López em seu artigo “Inteligencia Familiar”.
Christian Muñoz afirma que é importante que os filhos nunca estejam envolvidos na discussão. Segundo Muñoz, se não é possível evitar um conflito, deve-se buscar um lugar afastado para resolvê-lo.
Portanto, para que uma relação seja saudável, construtiva e exemplar para os filhos, deve-se tomar como base o diálogo e a comunicação. De acordo com Liliana Laserna, esta “é uma tarefa que deve-se realizar todos os dias e não esporadicamente”.
Uma escritora norte americana chamada Ellen White afirma que “o que causa divisão e discórdia nas famílias e na igreja é a separação de Cristo. Acercar-se a Cristo é acercar-se uns aos outros. O segredo da verdadeira unidade na igreja e na família não está na diplomacia ou na administração, nem em um esforço sobre-humano para vencer as dificuldades – ainda que seja necessário – senão na união com Cristo”.
Ellen White diz ainda que “a obra dos pais é o fundamento de toda boa obra. A sociedade se compõe de famílias, e será o que fazem as cabeças das famílias. Do coração ‘emana a vida’ (Provérbios 4:23), e o lar é o coração da sociedade, da igreja e da nação. O bem estar da sociedade, o êxito da igreja e a prosperidade da nação dependem da influência do lar”.
Sabe-se que os conflitos familiares não são saudáveis, entretanto em alguns casos são inevitáveis, a seguir listamos sete conselhos para que os conflitos familiares possam ser evitados ou minimizar os impactos quando ocorram.
1. Não discuta na frente dos filhos;
2. Avalie cuidadosamente quais são os pontos de discórdia entre os dois;
3. Tenha em conta que gritar, explodir, insultar e agredir fisicamente ao outro não resolve o problema. Controle suas emoções e reflita sobre como o problema pode ser resolvido;
4. Preocupe-se em entender ao outro, costuma ser uma boa estratégia para evitar o conflito;
5. Se o problema escapou de suas mãos, não exite em buscar ajuda profissional;
6. Uma vez que o problema haja sido superado e a paz restaurada no lar, consulte a um especialista sobre a possibilidade de que seu filho receba tratamento para ajudá-lo a livrar-se das cargas emocionais que viveu;
7. Coloque tudo nas mãos de Deus.
Saiba que nenhum casamento é perfeito, mas isso não é motivo para deixar de buscar a perfeição. Cada um de nós somos capazes de manter um casamento saudável e de aprender cada dia a tratar melhor o nosso cônjuge. Saber como e onde discutir, ter muita experiência de vida e ter muitos anos de casamento não quer dizer que já se tenha aprendido tudo, a cada dia novas lições são aprendidas.
Se tão somente nosso coração fosse humilde para reconhecer que o amor é o centro da nossa relação, nosso casamento, ainda que não fosse perfeito, estaria muito próximo.
Se você enfrenta problemas no seu círculo familiar e já não sabe como lidar com tudo o que acontece, saiba que Cristo é a ESPERANÇA que você tem buscado, e que uma iniciativa de sua parte pode fazer toda a diferença. Comece com a proposta sugerida em Colossenses 4:6.

“A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” Colossenses 4:6
Fonte : site  esperança.com.br

segunda-feira, 26 de junho de 2017

SOBRE O CONSUMO DE CARNE

Diante das suspeitas em relação à qualidade da carne produzida no Brasil, muitos internautas têm demonstrado dúvidas quanto ao consumo do alimento. Para esclarecê-las, alguns médicos afirmam que a alimentação vegetariana também proporciona o mesmo valor nutricional encontrado em produtos cárneos e afirmam ainda que pesquisas mostram que pessoas que optam por uma alimentação vegetariana têm menos doenças e mais qualidade de vida.
As notícias que envolvem a suposta falta de qualidade na carne produzida no Brasil indicam que, principalmente no atual contexto, há riscos em seu consumo?
Sem dúvida. A corrupção em órgãos fiscalizadores põe em risco todo o sistema que é bem montado e validado internacionalmente, segundo os mais rigorosos padrões do controle de qualidade do mundo.
Quanto à sua utilização, a carne é necessária para o organismo, dispensável ou pode ser substituída por outros alimentos sem prejuízo ao corpo?
Totalmente substituível. Mesmo para vegetarianos estritos ou veganos, existe como substituí-la com segurança, mantendo um padrão nutricional no mesmo nível do que os que fazem constante uso da carne, inclusive para atletas de alta performance.
Qual é a grande vantagem da alimentação vegetariana estrita ou ovolactovegetariana?
Possuir o mesmo valor nutricional com menor risco de contaminação, doenças e toxicidade. Imagine uma goiaba deteriorada e cheia de bichos. Isso é fácil de identificar e rejeitar. Porém, ainda que você consuma esse alimento de maneira desavisada, temos de admitir que os efeitos serão muito menos graves do que se isso acontecer com um produto cárneo. Portanto, a alimentação vegetariana é muito mais saudável e segura.
Porque o consumo de carne deve ser evitado?
Algumas razões pelas quais orientamos que a carne deve ser substituída por proteína vegetal são:
– Os animais foram criados para ser nossos amigos e não nossa fonte de alimento. Assim será na eternidade, e nós estamos nos preparando para viver esse período.
– O alimento cárneo envolve a morte de criaturas que possuem sentimentos e emoções, e o processo de transporte e abate, e às vezes até a criação desses animais em confinamento insano, leva as pessoas envolvidas a um embrutecimento e insensibilidade com o sofrimento e a morte.
– A carne está muito mais associada a doenças transmissíveis e não transmissíveis que o alimento vegetariano.
– O fator segurança é importante, pois se sabe que de 1 a 5% dos animais podem morrer no transporte e que outros tantos serão reprovados no exame clínico antes e depois de sua morte por um médico veterinário criterioso. O descarte desse produto representa renúncia de milhões de dólares e o dinheiro sempre será um convite à fraude, suborno e busca por abatedouros menos criteriosos.
Fonte : site esperança.com

domingo, 25 de junho de 2017

TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL - ULTIMA PARTE

Exercícios para crianças, jovens e idosos
As crianças e os jovens já devem crescer praticando esportes, pois são fundamentais nessa fase de desenvolvimento do corpo. Além disso, é interessante incentivá-los para que desde cedo tomem gosto pelas atividades físicas e possam criar o hábito de praticá-las durante toda a vida.
Devido a tantas mudanças que ocorrem no organismo durante a 3ª idade, e pelo alto risco de contrair doenças, o exercício físico ganha mais importância para os idosos, pois servem como prevenção e ajudam a retardar o processo de envelhecimento.
Caminhada
A caminhada é um exercício aeróbico e por mais simples que seja, é a atividade física mais comum e uma das mais eficazes. Pode ser feita em qualquer lugar, sem custo algum e de acordo com as capacidades físicas de cada um. Mas para que seja feita de maneira correta, é preciso alguns cuidados:
a.  Antes de iniciar, não esqueça de tomar água, pois o corpo precisa ser hidratado.
b.  Alongue-se antes e depois da caminhada.
c.  Cuidado com a postura inadequada, caminhe com as costas reta e o abdômen firme e contraído.
d.  Pise da maneira correta (o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar no chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos).
e.  Mantenha os ombros em linha reta.
Não tente ir além dos seus limites. Com um determinado tempo de prática, as condições físicas vão melhorando, podendo aumentar o tempo de exercícios, a intensidade e a velocidade. E quando se sentir preparado, comece a alternar a caminhada com a corrida.
Se possível, vá com uma companhia, converse e escolha locais agradáveis para caminhar, para que o bem-estar seja tanto físico, como mental.
Lazer e Bem-Estar
O lazer também é responsável pela sua socialização, autoestima e bem-estar. Portanto, é uma das formas de obter uma vida saudável. Existem vários meios de lazer e diversão; o importante é aproveitar os momentos livres da forma que preferir. Nada de levar trabalho para casa nos dias de folga, nem de fazer as mesmas coisas sempre, todos precisam de novas experiências e diversões!
O lazer pode ocorrer em qualquer lugar, principalmente em casa. Portanto, esteja sempre diferenciando os programas. Veja algumas dicas:
1. Campeonatos de jogos, sessões de filme antigos, organizar uma festa, churrascos, uma boa piscina, um jantarzinho, curtir uma boa música, observar a paisagem, ler um livro, exercer atividades ocupacionais ... Deixe a preguiça de lado e aproveite os momentos de folga!
2. Caso queira sair de casa, também há várias formas de aproveitar o dia, como ir boliche, clube, praças, cachorro-quente, etc.
3. Vá à praia, aproveite o sol, pratique esportes que gosta, dê uma caminhada no final da tarde para curtir a paisagem, saia para locais de sua preferência como festas, bares, cinema, teatro, parques de diversão, pontos turísticos, museus, etc.
4. Se quiser algo "mais natureza", vá às cachoeiras, acampe, faça piquenique, esportes radicais, luais, trilhas, hotel-fazenda, vá a parques ecológicos, ao zoológico...Use a criatividade!
5. Nos feriados e férias, procure algo novo. Vá para lugares que tenha vontade de conhecer. Às vezes, o custo é alto, mas pense, faça o orçamento e veja se não vale a pena sair um pouco da rotina. São momentos muito bons e que proporcionam ótimas lembranças! Conheça desde as praias do brasil às serras, do frio ao calor, culturas, países e pessoas diferentes.
O seu bem-estar não tem preço, saiba aproveitar o que a vida tem de melhor!
Como Administrar Seu Tempo e Ter uma Vida Saudável?
Para ter uma vida saudável, é preciso saber organizar seu tempo. De nada vale dormir mal, acordar atrasado e se estressar no trânsito, comer mal e logo depois voltar para a mesma atividade cansativa, ou simplesmente não ter tempo para si mesmo e para o seu bem-estar. O tempo é precioso! Se soubermos aproveitá-lo, é possível levar uma vida saudável e organizada.

Divida seu Tempo
Primeiramente, é necessário dividir seu tempo entre as principais atividades do dia (trabalho, faculdade, cursinho, etc.), e entre o que é importante para você se sentir bem. Veja as dicas:
 1. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite para que todas as energias sejam repostas e para que o organismo trabalhe de forma correta. Dormir pouco e já acordar indisposto pode causar mal-humor, desânimo, preguiça, fazendo com que o restante do dia seja ainda mais cansativo.
 2. Acorde em um horário em que seja possível tomar o café da manhã sem pressa, pois é uma das refeições que seu corpo mais precisa para agir regularmente. Outro ponto importante é acordar com o tempo que se leva para chegar ao seu destino já calculado. Evite ter que sair correndo, com pressa, e se estressar no trânsito logo pela manhã.
 3. Tenha um tempo (em média de 40 minutos a 1 hora por dia) para praticar exercícios. Escolha o melhor horário de acordo com suas atividades. Aproveite esse momento e se concentre, evite preocupações e pensamentos negativos. Esforce-se e saiba a importância que a atividade física tem em uma vida saudável.
 4. A hora das refeições é extremamente importante e pode se tornar muito agradável. Evite comer rápido, sem pressa e sinta prazer ao comer. Desista da ideia de comer fazendo outra coisa ao mesmo tempo, pois esse intervalo é necessário. Prefira um local sem barulhos, fresco, que te agrade e procure comer ao lado de companhias agradáveis. É um momento ideal para conversar e reunir a família e amigos. E lembre-se: evite qualquer discussão ou estresse na hora das refeições.
 5. Reserve um tempo do dia para você! Aprenda a relaxar e a deixar toda a preocupação do trabalho para fora de casa. Faça algo que goste, leia um bom livro, assista a um filme, saia com os amigos, passeie... Dê valor a esses momentos, pois são necessários para o seu bem-estar.
 6. O tempo para investir e cuidar das relações pessoais é um dos mais importantes. Ninguém vive sozinho; grande parte da felicidade que você procura pode ser encontrada nos relacionamentos. Dê valor à família e aos amigos, jamais deixe de demonstrar o seu carinho, não deixe que os laços se percam e nem que a distância afaste. Invista todo o tempo possível em suas relações. Cuide das pessoas que convivem com você, para que a relação na caia na rotina e não desgaste, tenha sempre algo novo, relembre sempre o seu sentimento por elas, pois sem dúvidas são atitudes e momentos que contam muito para uma vida saudável.
 7. Tenha um tempo para se cuidar; é essencial estar bem consigo mesmo, se amar, se gostar e se sentir bonito! Sinta prazer ao se arrumar, não só para os outros mas também para você. Isso pode influenciar completamente na sua autoestima.
 8. Reserve um horário, se achar necessário, para praticar alguma atividade extra, como aulas de música, dança, yoga, ou para algo que queira aprender e que te faça bem.
 Fonte : site vidasaudavel.com



sábado, 24 de junho de 2017

TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL -PARTE II

Estresse e Vida Saudável
Cobrança e compromissos na vida adulta e também na infância acabam gerando estresse.
Hoje, as crianças estão sempre atarefadas e não tem tempo de simplesmente “crescer”. Os jovens possuem a cobrança para passar no vestibular, arrumar emprego, passar em concursos públicos, etc. E, essa fase importante da vida deve ser levada de uma forma menos "estressada". É essa pressão que desde cedo tem prejudicado o modo de vida da sociedade.
O estresse é o principal fator de risco de muitas doenças, principalmente as cardiovasculares, que se agravam a medida que seu estado emocional entra em desequilíbrio, ou por relacionamentos desestruturados e por hábitos inadequados. É preciso saber lidar com as situações da vida sem causar alterações na saúde.
Uma vida saudável inclui muitos fatores, mas o fundamental é encontrar um equilíbrio. Ninguém vive só de trabalho, diversão ou amor. O tempo precisa ser organizado no relógio, dando prioridade às coisas necessárias e também para aquilo que te faz bem. Portanto:
 Viva coisas diferentes;
 Permita-se ter novas experiências;
 Saia da rotina;
 Dê valor a cada ato, oportunidade e pessoa.
Para viver bem, é preciso QUERER.
É preciso ter tempo para o lazer, bem-estar, trabalho, para dormir, comer, para se cuidar, para valorizar as relações pessoais...Enfim, tempo para tornar a sua vida saudável!
Saiba como conquistar esse estilo de vida, e se sinta realizado e feliz mesmo em meio a toda correria do dia a dia.
Pratique Exercícios Físicos

A prática de exercícios é uma das principais ações para obter uma vida saudável, ou seja, a saúde só está realmente adequada com a frequência de atividades físicas.
A falta de exercícios causa o sedentarismo e diminui a atividade e qualidade dos órgãos. É mais importante ter uma rotina de exercícios, do que praticar horas, mas em períodos muito distantes. Não precisa ser necessariamente uma hora todos os dias, comece com tempos mais curtos e vá aumentando gradativamente, ou então alterne os dias. O ideal é ter regularidade. Nas atividades físicas, o corpo vai sendo estimulado, deixando-se suscetível a uma repetição, ou seja, se você só faz exercício uma vez por semana sua condição física não melhora, pois você não “obedece” a repetição que seu corpo precisa. Mas independente de todas as regras, não é agradável praticar um esporte simplesmente por obrigação. Portanto, escolha algo que goste e que te dê prazer. Todos os tipos de exercício ajudam no funcionamento regular do organismo. Para ter qualidade de vida, basta ter força de vontade.

Os exercícios proporcionam melhoria na circulação, nas funções cardíacas e pulmonares, redução do estresse, queima de calorias, alívio de tensões emocionais, aumento do autocontrole, da concentração, melhoria na qualidade do sono, prevenção do colesterol alto e diabetes, entre outros fatores importantes para a saúde.
Fonte : site vidasaudável.com
Não esqueça , amanhã a ultima parte

sexta-feira, 23 de junho de 2017

TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL - PARTE I

   
Ter uma vida saudável não é apenas estar com a saúde em dia, mas viver com qualidade em todos os aspectos. Além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, também é necessário cuidar da saúde mental e ficar livre do estresse. Para isso, saiba priorizar as coisas certas e organizar o seu tempo, pois é uma forma de fugir das tendências, ou seja, ter uma vida acelerada e negativa.
Ter uma vida saudável é o objetivo de muitas pessoas, mas existem elementos que atrapalham na qualidade de vida:
1.  rotina;
2.  práticas incorretas;
3.  falta de tempo para organizar a vida;
4.  maus hábitos alimentares;
5.  ambição apenas em crescimento financeiro;
6.  falta de relacionamentos saudáveis;
7.  falta de tempo para relaxar e se cuidar;
8.  indisposição para as atividades físicas;
9.  estresse, etc.
Tudo isso influencia no modo de viver e o indivíduo cada vez mais se afasta do conceito de “vida saudável”.
Hábitos Saudáveis
Em uma vida saudável construímos um ambiente totalmente voltado para o bem estar de um indivíduo. Seja na alimentação, segurança, sexo, a paz interior, o lazer, o trabalho, a educação, etc. Todos esses aspectos devem estar em harmonia.
Para iniciar um estilo de vida saudável, coma alimentos naturais e reduza o consumo de gorduras e açúcares. Não pule as refeições e diminua o ingestão de alimentos calóricos, inclusive bebidas como o álcool e o refrigerante. O peso também é um dos elementos importantes para manter a boa saúde, por isso, cuide do aumento do peso e certifique-se que você está com o peso ideal. Calcule o seu IMC (Índice de Massa Corporal) e verifique se está acima ou abaixo do peso.
Procure fazer atividades físicas pelo menos 30 minutos todos os dias, como fazer uma caminhada, ir à academia, jogar futebol, etc. Procure ficar em movimento, pois isso evita o surgimento de hábitos sedentários. Outra opção de exercício físico é dentro de casa, ao lavar o carro, dançar, varrer, etc.
Hábitos que não contribuem para uma vida saudável
Existem atitudes ou hábitos que atrapalham na qualidade de vida. Dentre elas temos:
o   Obesidade – aumento demasiado da gordura corporal causando problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.
o   Tabagismo – o fumo é uma droga que também vicia. Assim, ao fumar você está ingerindo vários elementos tóxicos. Um exemplo disso é o cigarro, que possui dezenas de substâncias que afetam o corpo.
o   Alcoolismo – apesar de ser bastante consumido, assim como o cigarro, as bebidas alcoólicas também induzem ao vício e podem causar doenças como cirrose e hepatite. A ausência de bebida alcoólica ajuda a manter uma vida saudável.

Outras doenças que podem surgir são a diabetes mellitus, a pressão alta, que geralmente ocorre devido a uma situação de estresse ou por doenças hereditárias, dentre outras. Cuide de você, da saúde de sua família e também de sua comunidade. Com isso, estará contribuindo para um mundo melhor e se livrando de hábitos prejudiciais.
Fonte : site vida saudável.com
Não esqueça amanhã parte II