segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

PERIGO COM QUEIMADURAS DE ANIMAIS MARINHOS

Da praia, direto para o pronto socorro, os acidentes com água viva estão cada vez mais frequentes.
No litoral do Paraná, mais de 5 mil pessoas sofreram queimaduras nesta temporada, um número bem maior que o registrado no ano passado. Será que vinagre funciona? Você já ouviu falar que xixi também ajuda? Será?

Quais são os animais marinhos mais perigosos das praias brasileiras? São os ouriços, águas-vivas e caravelas e ainda alguns peixes venenosos como os bagres e, mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. Outros peixes podem causar traumatismos graves também, como os tubarões ou moreias, em situações ainda mais raras.
Como identificar se um animal marinho é venenoso? Não há regra. O correto é não tocar em nenhum animal trazido às praias pelas ondas.

Como tratar um ferimento causado pela água viva? Faça uma compressa com água do mar, pois ela ajuda a remover os tentáculos. A temperatura fria da água diminui a dor. Se possível, lave a ferida com vinagre por uns 10/15 minutos, isso atenua bastante a dor. Não jogue água doce porque ela aciona por osmose as células venenosas da água viva que estão adormecidas, mas foram depositadas dentro da pele na hora do acidente. Remova os tentáculos usando algum objeto, isso é importante para diminuir a quantidade de veneno na pele.  Pode  se usar um cartão de crédito ou um palito de picolé. Raspe a região lesada suavemente. Evite raspar com força e não passe toalha ou areia para evitar o atrito. Tudo isso pode piorar a liberação do veneno. Se a pele ficar vermelha, coçando ou inchada, procure um médico.
Fonte : site g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário