sábado, 29 de abril de 2017

A AJUDA DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Como os animais de estimação ajudam as pessoas?
Evitam a depressão ou ajudam a tratá-la
Levando em consideração alguns estudos, os tutores com mais de 65 anos diminuem a frequência de idas no médico em até 30%, enquanto que os que não possuem animais de estimação mantém a mesma periodicidade. Isto significa dizer que quem possui um pet em casa não costuma apresentar tantos problemas de saúde.
A depressão é um dos exemplos de doenças que pode ser evitada com a presença de um animal em casa, tendo em vista que a companhia do pet é capaz de aliviar o sentimento de solidão. No caso dos cães que precisam de mais exercícios e passeios, faz com que o tutor saia de casa e conheça outras pessoas, sejam elas outros tutores ou quem gosta de animais. Fazer novas amizades é essencial para quem está com depressão ou com princípios deste problema.
Além disso, a prática de exercícios provoca a liberação de substâncias no corpo que melhoram o humor e, consequentemente, evitam a depressão. Por isso que é indicado levar o cachorro para caminhar, correr ou brincar de forma diária. Faz bem para ele e também para quem o guia.
Previnem o sentimento de ansiedade
Organizar o dia é uma maneira de evitar a ansiedade e esta é também a melhor forma de cuidar de um animal, uma vez que ele precisa de uma rotina para viver bem. Portanto, é necessário programar os momentos de comer, brincar, passear, dormir etc. Este tipo de atitude ajuda o ser humano a diminuir os níveis de ansiedade que podem surgir devido a falta de estrutura e rotina no cotidiano das pessoas.
Inibem o estresse
Mesmo quem já possui hipertensão pode se beneficiar com a presença de um animal de estimação em casa. Basta conviver com o pet para que os níveis de pressão arterial alta baixem significativamente, uma vez que a relação com o cão pode provocar a elevação de serotonina e dopamina, relaxando e acalmando o organismo.
O ato de tocar no animal, fazer carinho, conversar com o cãozinho ou simplesmente ver a alegria do pet ao reencontrar o tutor em casa podem ser as situações de alívio para um dia estressante. Pois só o contato com o animal é capaz de provocar a sensação de calma no tutor.
Fonte : site R7.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário