terça-feira, 5 de setembro de 2017

DIFERENÇA ENTRE LIMÕES

Sabemos que entre os principais nutrientes do limão estão a vitamina C e o ácido cítrico, além de diversos bioflavonoides, vitaminas do complexo B, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibras. Dito isso, o limão é sabidamente um alimento detox, ou seja, que ajuda o corpo a eliminar toxinas.
O que muita gente não sabe é que, existem cerca de 100 espécies de limão no mundo, e no Brasil encontramos quatro tipos principais, sendo eles o tahiti, galego, siciliano e cravo. Veja a seguir alguns detalhes sobre esses destaques e aprenda a escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades culinárias.

As diferenças entre os limões mais populares :

Limão Siciliano :
O limão siciliano também é conhecido como verdadeiro, Eureka ou Lisboa. Trata-se de uma espécie mais consumida na Europa e nos Estados Unidos. Ele possui o tamanho maior e a casca grossa, com coloração amarela, sendo essas, algumas de suas principais características.
Vale dizer, no entanto, que esse tipo de limão não possui uma polpa muito suculenta e ácida, possuindo em vez disso, um sabor mais suave, pelo que, é muito indicado ao preparo de molhos e para dar sabor aos pratos, podendo ainda ser usado como base para perfumes e cosméticos.

Limão tahiti :
O limão tahiti é provavelmente o mais conhecido no Brasil, sendo na prática uma espécie de lima ácida. O limão tahiti possui a casca fina e lisa, além disso, sua polpa possui uma grande quantidade de suco, com sabor intenso e poucas sementes. Essas caracteristicas de certo modo lhe atribuem maior teor de ácido ascórbico, Vitamina C, e por isso pode ser o mais indicado contra a gripe.
Esse tipo de limão também é usado no preparo de bebidas e sobremesas, tais como sorvetes, tortas e bolos. Quando for escolher esse tipo de limão, escolha os mais pesados, mas evite aqueles muito duros ou moles de mais, não se esqueça de escolher apenas o que estiver com a casca lisa e brilhante.

Limão galego :
O limão galego é mais uma espécie de lima ácida, mesmo sendo bem menor que o tahiti. Há quem diga que o limão galego seja o mais saboroso dos limões, mas há controvérsias. Seja como for, a verdade é que esse tipo de limão pode exibir uma casca amarelada quando madura, sendo um limão muito suculento. Ele é muito usado para o preparo de caipirinhas, podendo ser bem aproveitado também no preparo de temperos e sobremesas.

Limão cravo :
O limão cravo é bem parecido com uma laranja pequena, sendo facilmente identificado pela sua cor. O limão cravo é conhecido também como limão rosa ou caipira. Esse tipo de limão é mais suculento e de sabor mais marcante, porém, algumas pessoas podem se incomodar com sua acidez excessiva.

No fim das contas, a verdade é que esse tipo de limão é uma mistura de limão e tangerina. Por possuir um aroma bem característico, ele é a melhor opção para o preparo de limonadas, marinadas em carnes e tempero para diversos alimentos. Quando for escolher esse tipo de limão, dê preferência às frutas mais maduras, pois elas podem ser mais nutritivas.
Fonte : site R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário