sexta-feira, 10 de junho de 2016

MITOS SOBRE O FRIO

Perguntas frequentes sobre o frio :

- Come-se mais no inverno?

Sim. No frio, o apetite aumenta. O corpo precisa de mais energia. Por isso, ingerimos alimentos mais gordurosos para manter o corpo aquecido, como chocolates quentes, sopas, feijoadas e mocotó. Mas há riscos de se ganhar uns quilos a mais. É bom manter uma atividade física para não se irritar quando subir na balança.
Dica de Olhonela: faça melhores escolhas na hora de comprar os alimentos. Prefira carnes com menos gordura. Na feijoada, evite colocar todos os ingredientes. No chocolate, use leite desnatado. Prepare sopa para toda a semana e congele as porções em potinhos. Batatas e aipim ajudam a engrossar o caldo da sopa. Diluir a gema do ovo com água também.

- Bebês sofrem mais com o frio?

Sim. Eles sentem mais e são mais suscetíveis a infecções respiratórias. Precisam estar com cabeça, mãos e pés cobertos, pois perdem mais calor do que os adultos.

- Por que aumentam as doenças respiratórias?

Além do frio, a umidade e a poluição contribuem para o aumento das infecções respiratórias. As doenças de inverno aproveitam a temperatura baixa para se alojar no organismo, especialmente em pessoas que sofrem de asma e bronquite crônica. Os sintomas podem evoluir de um simples resfriado para gripe, sinusite, dor de cabeça, febre, tosse com catarro e até falta de ar.

- Banho gelado faz mal?

Pegar friagem não causa gripe nem resfriado. O mesmo acontece com o fato de tomar banho e beber algo gelado ou pisar descalço no chão. O que acontece é que um contraste térmico súbito reduz as defesas das vias áreas superiores, facilitando a entrada do vírus. Assim, a pessoa fica predisposta a pegar gripe ou um resfriado.

- E o frio nas mãos e pés?

Os vasos sanguíneos são mais finos nas mãos e nos pés. Quando baixa a temperatura, eles se contraem, diminuindo a circulação do sangue e dando a sensação de frio na pele
.
Proteja-se bem, coloque agasalho, e aproveite bem o inverno que se aproxima., é a dica da Eq. Olhonela.




Visite nossa loja : www.olhonela.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário